Tudo sobre Teto Panorâmico: Segurança e Dicas

Recostar o assento do carro e desfrutar de uma vista sobre um céu estrelado de verão é um prazer que só está ao alcance de quem tem um automóvel com teto panorâmico ou de abrir. Para além de termos de possuir um automóvel com esta funcionalidade, para que esta imagem romântica possa ganhar foros de realidade é necessário que o teto panorâmico esteja em boas condições de uso e segurança.

 

O que é o Teto Panorâmico?

O teto panorâmico é um sistema que, entre outras coisas, permite a entrada de luz solar no carro, com um teto fixo transparente acoplado à carroçaria.

Este sistema sofreu inúmeras alterações estéticas e tecnológicas até se transformar num acessório interior de pura sofisticação e conforto como aqueles que equipam os modelos desportivos CUPRA Formentor, Born (100% elétrico), Ateca, Leon e Leon Sportstourer.

Protegido contra a radiação ultravioleta, os novos tetos panorâmicos, que juntam as características dos antigos tetos de abrir, rasgam, literalmente, o tejadilho do automóvel, já que apresentam um ou dois painéis de vidro que, em alguns casos, podem ocupar a quase totalidade do tejadilho.

 

Segurança dos Tetos Panorâmicos

Em relação à segurança, um dos pontos que mais reticências levanta aos condutores é a capacidade dos tetos panorâmicos susterem acidentes. Com o desenvolvimento nas estruturas e materiais utilizados na construção automóvel, os carros atuais vêm com tetos panorâmicos com estruturas que não se deformam, devido à rigidez e resistência das carroçarias e pilares longitudinais que os suportam.

Pode, neste momento, estar a pensar no que acontece a um teto panorâmico quando o automóvel sofre um acidente que o leva a capotar. Até ao fim do século passado, a possibilidade de um carro com teto panorâmico capotar faria soar os alarmes, mas com o desenvolvimento de materiais mais resistentes e sistemas de segurança inovadores, atualmente essa questão não se coloca.

Assim, vidros robustos assentes em carroçarias também elas cada vez mais robustas e apetrechadas com sistemas de segurança, têm o condão de eliminar qualquer dúvida sobre a qualidade dos tetos panorâmicos atuais, mesmo em caso de acidente. Apesar de tudo, nunca é demais lembrar que se deve circular em respeito pelas regras da estrada e pelos outros condutores de forma a garantir de que todos chegam ao seu destino em segurança.

 

Dicas de Segurança e Manutenção do Teto Panorâmico

Como vimos, carros com teto panorâmico não são mais inseguros do que os demais, mas ainda assim, há cuidados que deve ter.

Já em relação à manutenção, deve cumprir o plano de manutenção preconizado pelo fabricante.

Para além da revisão anual, verifique com regularidade as borrachas e o estado do vidro, lubrifique o mecanismo se necessário e limpe muito bem as calhas e as possíveis folhas e galhos que se possam acumular no tejadilho.

Leia estes e outros artigos semelhantes, como Pneu furado? Dicas para mudar o pneu e Velas de ignição: o que deve saber? no Mundo Automóvel de CUPRA.

 

Fontes: circulaseguro.pt