Independentemente do lugar onde nos encontremos, um pneu furado é, para a maioria dos condutores, um pesadelo, especialmente quando trocar de pneu não é o maior dos nossos méritos.
Infelizmente não temos uma bola de cristal que nos diga quando é que a nossa viatura vai pisar um prego ou embater numa saliência que acabe com o carro parado na berma da estrada com um ou mais pneus furados, mas é possível prepararmo-nos tecnicamente para quando nos deparamos com um pneu sem ar devido a um furo.
Além da técnica e dos instrumentos certos para trocar de pneu, há algo que pode contribuir para uma rápida resolução deste tipo de incidente: a conectividade. Sim, leu bem, a conectividade. Por exemplo, os modelos CUPRA Formentor, Born, Ateca, Leon e Leon Sportstourer vêm equipados com a inovadora tecnologia CUPRA Connect que lhe permite receber, em tempo real, no seu smartphone, todos os dados sobre o estado do veículo e notificar imediatamente os serviços de emergência e de assistência em viagem.
Se não tem um destes modelos ou se esqueceu do smartphone em casa e tem no seu automóvel um pneu furado, não é caso para entrar em pânico porque, ao longo deste artigo, vamos dar-lhe as dicas mais valiosas para trocar os pneumáticos do seu veículo de forma simples e rápida.
Pneu Furado? Algumas dicas para mudar o pneu
• Bloqueie as rodas
Para não correr o risco do carro resvalar quando estiver a trocar o pneu, a primeira coisa a fazer para realizar a troca em segurança é bloquear as rodas, engatando o carro em primeira velocidade e puxando o travão de mão. Se possível, evite imobilizar o carro num sítio inclinado.
• Coloque o colete refletor e o triângulo de sinalização
Após parar o carro e bloquear as rodas, deve colocar o colete refletor e ir à mala buscar o triângulo sempre que a operação de troca de pneu ocorra na via ou na berma da estrada. Nestas situações em que o veículo fica parado na via ou na berma da estrada e o condutor tem, entre outras coisas, de realizar operações na viatura, a não utilização do colete e a não sinalização de perigo através da colocação do triângulo dão azo a multas.
Para permitir que os outros condutores se apercebam que está a trocar o pneu, coloque o triângulo a 30 metros da retaguarda do seu veículo e ligue os quatro piscas.
• Desaperte (não totalmente) os parafusos da roda com o pneu furado
Antes de colocar o macaco para levantar o carro (mas não totalmente) deve retirar os protetores dos parafusos com a pinça de plástico, os parafusos da roda com a chave que faz parte do kit de ferramentas, de modo que quando utilizar o macaco lhe seja mais fácil retirar a mesma. Os automóveis CUPRA estão equipados com jantes especiais, com o tampão a cobrir apenas o centro da roda. Neste caso, não é necessário retirar o tampão para desapertar os parafusos.
• Levante o carro utilizando o macaco e retire os parafusos
É essencial que, quando faz a manutenção do seu carro, verifique se tem e em que estado se encontra o macaco do carro. Traga-o sempre consigo na mala do carro.
Com a certeza de que tem sempre o macaco na mala, quando tiver um pneu furado vá buscá-lo, coloque-o no ponto de apoio que, por norma, se situa no chassis por debaixo das portas e ao lado das rodas e que está preparado para o efeito.
Assegurando-se de que o macaco não se encontra inclinado e está ao lado do pneu que pretende trocar, levante a viatura até que as rodas estejam completamente no ar (cera de 5 cm chegam perfeitamente).
Com o carro nesta situação, tire os parafusos anteriormente desapertados e a roda do cubo.
• Verifique, periodicamente, a pressão do pneu sobresselente
Para que a etapa seguinte da troca de pneu se possa realizar, é importante que verifique, periodicamente, a pressão do pneu sobresselente. Com a pressão do pneu sobresselente garantida, é altura de o colocar no cubo e começar a apertar o primeiro parafuso, seguido do segundo na diagonal deste e por aí adiante. Aparafuse até que os parafusos fiquem justos.
Acondicione o pneu furado no lugar do sobresselente na mala.
• Baixe o carro e aperte os parafusos
Após baixar completamente o carro, faça uso da chave para aparafusar completamente os parafusos da roda. Aconselhamos que, após a troca de pneu, leve o carro à oficina para colocar um pneu definitivo e alinhar a direção do veículo.
Reparação de Pneus
Graças ao kit antifuros, podem reparar-se de forma fiável danos que um pneu tenha sofrido devido a objetos estranhos ou perfurações de até cerca de 4mm de diâmetro. Não deve remover qualquer corpo estranho do pneu. Após introduzir a massa vedante no pneu é imprescindível verificar a pressão dos pneus aproximadamente 10 minutos antes de iniciar o andamento.
Utilize o kit antifuros para encher um pneu depois de ter estacionado o veículo num lugar seguro e se estiver familiarizado com as operações necessárias e normas de segurança, e dispõe do kit antifuros correto. Caso contrário, contacte um serviço de assistência técnica.
O vedante dos pneus não pode ser utilizado nos seguintes casos:
● Se a jante tiver ficado danificada.
● Para temperaturas exteriores abaixo de -20 °C (-4 °F).
● Se os cortes ou furos no pneu superarem os 4 mm.
● Caso se tenha circulado com uma pressão de ar muito baixa ou com o pneu vazio.
● Se expirou a data de validade da embalagem do vedante.
Leia estes e outros artigos semelhantes, como Os automóveis elétricos pagam ISV?, SUVs: o que são e quais as vantagens? e Registo Automóvel Online: tudo o que precisa de saber no Mundo Automóvel de CUPRA.