Independentemente da tecnologia que se esconde por detrás do capot do nosso automóvel, quer se trate do 100 % elétrico CUPRA Born, do Leon ou do Formentor, basta uma manobra mal calculada, um descuido ou até um ato de vandalismo para que a pintura do nosso carro ganhe um novo elemento: um risco.
Apesar de ser praticamente impossível evitar os riscos na pintura, sabia que há formas de os remover?
A pintura e a profundidade dos riscos
Antes de lhe explicarmos como poderá disfarçar ou tirar riscos do carro, é importante debruçarmo-nos um pouco sobre as características da pintura da nossa viatura, fator importante para avaliar a profundidade do risco.
Na prática, a pintura do nosso carro é constituída por três camadas: a transparente, a camada base/primer e o painel de metal.
Quando o nosso cão ou uma presilha das calças risca de forma superficial a pintura, isto é, apenas atingindo a camada transparente, a remoção do risco é relativamente simples se recorrermos a um kit de remoção de riscos ou outros produtos similares.
Contudo, quando um toque origina um risco mais profundo que atinja o primer ou o painel de metal, o melhor e mais indicado é reparar a pintura automóvel numa oficina especializada, uma vez que os produtos para tirar riscos do carro serão ineficientes.
Para perceber qual a profundidade do risco e, assim, saber se pode utilizar um produto para a sua remoção ou ter de mandar reparar a pintura do automóvel, basta passar o seu dedo por cima do risco.
Caso o risco não ofereça resistência ao deslizar do dedo, então os danos são superficiais, mas se sentir maiores dificuldades, o ideal é levar o carro à oficina.
Dicas para tirar riscos de carros
Os riscos não são apenas algo inestético. Quando a pintura do nosso carro sofre algum dano, isso acabará por ter impacto no seu valor comercial se for nossa intenção vendê-lo.
Assim, para que a pintura do nosso automóvel esteja sempre como nova e sem riscos a tirarem o lustro ao seu brilho, tome nota das nossas dicas para tirar riscos de carros.
Comecemos pelos riscos superficiais:
Riscos superficiais
1º - Limpe a zona onde está o risco ou riscos
Utilize água morna e sabão para limpar poeiras e detritos que se acumulam na área afetada. Após a limpeza, enxague com um pano seco e limpo.
2º - Leia as instruções do produto de remoção de riscos
Tal como deve acontecer sempre antes de aplicar uma solução sobre uma superfície, leia com atenção as instruções do produto de remoção de riscos. De sublinhar que, em alguns casos, poderá ser necessário adquirir uma almofada de polimento.
3º - Aplicar o produto
Aplique o produto (massa de polir, cera, spray, etc.) uniformemente sobre a superfície riscada com movimentos circulares e sem mudar de direção.
4º - Remova o excesso
Após aplicar a massa de polir ou a cera, remova o excesso que ficou sobre a pintura com um pano de microfibras e dê um último polimento.
Riscos profundos
Como já sublinhámos, quando o risco ou os riscos são demasiado profundos, não há massa de polir que lhe valha e terá mesmo de levar o seu carro até uma oficina de pintura automóvel.
Quando essa é a única solução para tirar riscos do carro, nas oficinas, por norma, ser-lhe-á dado a escolher entre duas opções: pintar integralmente o carro ou apenas o painel onde se encontram os riscos.
Caso o carro em questão já tenha alguns anos e os riscos apenas se localizem num único painel, aconselhamos a que pinte a parte afetada. Poderá também pedir que seja efetuado um polimento aos restantes painéis.
Já se tem um automóvel novo ou com poucos anos, o melhor será mandar a oficina pintar integralmente a viatura de modo que ela não só readquira o seu brilho, como também ajude o carro a não perder valor comercial.
Uma última palavra para os riscos causados por atos de vandalismo. Se essa é, ou suspeita que seja, a origem dos riscos no seu carro, poderá tentar cobrir os gastos com a reparação da pintura através do seguro automóvel.
Contudo, atenção para o tipo de seguro que detém, já que apenas seguros mais completos (seguros de danos próprios ou contra todos os riscos) poderão cobrir as despesas com a reparação da pintura do seu automóvel.