A CUPRA passou os últimos quatro anos a reinventar o desporto motorizado e a entrar para ganhar, desenvolvendo o e-Racer - o primeiro carro de turismo 100% elétrico do mundo - e registando vitórias em competições como a série FIA ETCR e Extreme E. Somos uma marca com a competição no nosso ADN, e com grandes ambições para competições sustentáveis.
Equipa ABT & CUPRA Formula E
Com a nossa ambição de nos tornarmos uma marca totalmente eletrificada até 2030 - estamos prontos para a próxima fase do nosso desenvolvimento e vamos juntar-nos à ABT para competir na principal competição de corridas elétricas do mundo, a Fórmula E 2023. É um passo natural para nós enquanto nos esforçamos para transformar o mundo das competições e provar que a eletrificação e a performance são uma combinação perfeita.
ABB FIA Formula E - o primeiro Campeonato Mundial de FIA totalmente elétrico do mundo e o único desporto que foi certificado net-zero desde a sua criação - partilha o nosso ADN de competição e atinge um público diversificado que partilha uma atitude comum. É um grupo composto por entusiastas da tecnologia e da inovação que fundem os mundos físico e digital. Tal como a CUPRA, a Fórmula E está presente no metaverso com um jogo oficial de corridas de blockchain, e ambas as marcas atingem indivíduos que valorizam a sustentabilidade e são apaixonados por competição e performance.
''A competição está no core do ADN da CUPRA'.
"Na CUPRA saímos para ganhar. É o momento certo para dar um passo em frente e juntar-me à maior competição de desportos elétricos do mundo, e mal posso esperar para ver a equipa de Fórmula E da ABT CUPRA a competir no coração de algumas das cidades mais icónicas do mundo. A Fórmula E é uma plataforma de automobilismo única para os principais fabricantes de automóveis do mundo criarem emoções e continuarem a provar que o automobilismo elétrico não é aborrecido, mas anda sim de mãos dadas com uma performance extrema." afirma Wayne Griffiths, CEO da CUPRA.
Com os pilotos da equipa Robin Frijns (Holanda) e Nico Müller (Suíça) inscritos para 2023, a participação da equipa ABT CUPRA Fórmula E na "KönigKlasse" das plataformas de corridas de performance totalmente elétricas, terá um enorme impacto na marca graças às capacidades de visibilidade globais de inovação técnica que a Fórmula E proporciona. Tanto a ABT como a CUPRA reforçarão a sua relação como principais parceiros na equipa e a Mahindra Racing fornecerá a tecnologia de transmissão.
A CUPRA já é parceira da ABT para a Extreme E, e as marcas são pioneiras em corridas elétricas. A ABT tem tido grande sucesso na Fórmula E com a sua própria equipa, e a CUPRA iniciou a sua jornada de automobilismo elétrico desenvolvendo o primeiro carro de turismo totalmente elétrico do mundo, o e-Racer. A nossa parceria é a prova da nossa visão partilhada de reinventar o mundo do automobilismo através da eletrificação.
Campeonato Mundial FIA ETCR
A criação do e-Racer levou-nos a aderir à FIA ETCR World Cup, o primeiro campeonato de carros de turismo totalmente elétricos do mundo. - onde a equipa conquistou a dobrar o campeonato de Pilotos e Fabricantes em 2021 e 2022. Em 2022, os pilotos da CUPRA EKS ocuparam todos os três primeiros lugares da classificação final da temporada. O CUPRA e-Racer foi de longe o carro mais rápido e fiável na competição pelo segundo ano consecutivo.
Participando no Extreme E - a competição global elétrica-SUV off-road que destaca ambientes naturais sob ameaça das alterações climáticas - complementa a forma como caminhamos para uma gama eletrificada até ao final desta década e partilhamos a crença da competição na importância de destacar as questões causadas pelas alterações climáticas.
Em 2018, a ambição da CUPRA era reinventar a competição. Graças a alguns crentes com grandes sonhos, a marca continuou a desafiar o desempenho das corridas e os novos formatos pioneiros da modalidade, criando novas emoções e experiências.