Qual a pressão dos pneus ideal para conduzir?

Para que a nossa condução seja sempre a mais segura possível, é necessário que o carro e todos os seus componentes se apresentem na melhor forma, sejam eles os travões, o sistema de iluminação ou a pressão dos pneus.

Da mesma forma que as solas dos sapatos garantem a estabilidade da nossa marcha, a pressão dos pneus tem uma ligação direta com a aderência que o carro tem à estrada evitando, quando está em níveis ideais, não só acidentes resultantes da perda de controlo do automóvel por perda de atrito ou vibrações no volante, como também o desgaste prematuro dos pneumáticos.

 

Qual é a pressão ideal para pneus?

Utilize sempre a pressão indicada pelo fabricante do seu automóvel.

Os construtores de automóveis investem, anualmente, milhões de euros e muito tempo no desenvolvimento e otimização de todos os componentes do automóvel, incluindo a pressão dos pneus, para a sua máxima eficácia e segurança.

Como referimos, fabricantes como a CUPRA que nos dão automóveis tão tecnológicos e seguros como os novos Formentor, Born (100% elétrico), Ateca, Leon e Leon Sportstourer que vêm equipados com assistentes pré-colisão, câmaras de visão 360º e park assist inteligente, consagram milhares de horas ao estudo e desenvolvimento dos componentes automóveis, incluindo, claro está, a pressão ideal para os pneus de determinado modelo.

Assim, para sua segurança e dos passageiros do seu carro, siga religiosamente as indicações do fabricante da sua viatura em relação à pressão dos pneus que, por norma, se encontra:

  • No manual de utilização que acompanha o automóvel;
  • Na porta do lado do condutor;
  • No tampão do combustível.

Contudo, tem ainda de ter em conta duas outras coisas: a possibilidade da pressão dos pneus da frente ser diferente da pressão dos pneus de trás e a pressão recomendada numa situação normal e quando o carro leva carga. No entanto o fabricante indica a pressão para estas situações.

Apesar dos novos modelos automóveis serem exemplos perfeitos da distribuição de peso por todo o veículo, a verdade é que a parte do automóvel onde está o motor é mais pesada, facto que obriga a que a pressão dos pneus seja maior para aguentar o peso.

Do mesmo modo, quando o carro está carregado (malas, animais de estimação, etc.), a pressão dos pneus deverá ser ajustada para a indicada pelo fabricante.

Ao que já dissemos até aqui, importa ainda referir que a pressão ideal para os pneus do seu carro irá variar de acordo com a marca da viatura.

Nota: fruto do uso, os pneus vão perdendo pressão ao longo do tempo (cerca de 0,07 bar/mês) sendo, por isso, essencial verificá-la com regularidade.

Os automóveis CUPRA têm um sistema de controlo de pressão dos pneus. Uma luz de aviso acende quando a pressão de ar de uma ou mais rodas é muito inferior ao valor ajustado pelo condutor, ou o pneu tem um dano estrutural.

 

Problemas que podem surgir de uma pressão incorreta nos pneus do carro

Trocar de pneus por desgaste rápido dos mesmos devido a uma pressão incorreta pode sair caro, quer em termos estruturais, quer em termos humanos.

Lembre-se, a verificação da pressão dos pneus é gratuita e pode ser feita em casa ou num posto de abastecimento de combustível e vai evitar os seguintes problemas:

  • Desgaste prematuro do centro e dos "ombros" dos pneus por pressão em excesso ou por defeito levando a um maior risco de rebentamento;
  • Redução da aderência do carro à estrada;
  • Vibrações que alteram a estabilidade do carro e, consequentemente, da condução;
  • Aumento da distância de travagem. Basta uma diferença de 1 bar (14 psi) em relação à pressão recomendada pelo fabricante para que, em piso molhado, a distância de travagem aumente em cerca de 11 metros;
  • Maior risco de aquaplanagem, especialmente quando os pneus apresentam uma pressão deficiente;
  • Maior consumo de combustível. Pneus com uma pressão inferior em 1 bar face ao recomendado pelo construtor pode fazê-lo gastar até mais um depósito de combustível por ano.