Segundo um estudo coordenado pelos investigadores Zorro Mendes e Rita Alemão do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), estima-se que, em Portugal, circulem nas estradas cerca de 100 mil carros elétricos.
Se está a pensar em aumentar este número e trocar o seu carro a gasolina ou diesel por um carro 100% elétrico, mas não sabe por onde começar a sua busca, este artigo é para si. Antes, porém, de lhe oferecermos uma mão cheia de dicas para comprar carro elétrico, tome nota das vantagens que este tipo de automóveis lhe vai proporcionar.
Vantagens dos carros elétricos
A primeira grande vantagem de um carro elétrico prende-se com a vertente ambiental. Dada a sua motorização 100% elétrica, estas viaturas não emitem gases de efeito de estufa como o CO2, por exemplo.
Ainda ligado ao ambiente, é bem conhecida a intenção de limitar ou mesmo interditar a circulação de carros movidos a combustíveis fósseis no centro das cidades a curto-médio prazo, o que a ser colocado em prática dá uma vantagem adicional aos proprietários de carros elétricos.
Para além da proteção do ambiente e da maior liberdade na circulação, os carros elétricos apresentam ainda vantagens ligadas à sua aquisição e no plano fiscal.
Por exemplo, caso queira adquirir um novo CUPRA Born, modelo 100% elétrico, o Estado, através do Fundo Ambiental, poderá oferecer um apoio de 4 mil euros (apoio limitado a 1300 veículos, o carro tem de ser obrigatoriamente novo e não pode custar mais de 62,5 mil euros) e ainda beneficiar de isenção do pagamento do IUC (Imposto Único de Circulação) e do ISV (Imposto Sobre Veículos), bem como usufruir de estacionamento gratuito ou descontos no preço em vários municípios do país.
No plano financeiro, uma vez que o carro elétrico se move a eletricidade e esta é mais barata do que os combustíveis fósseis, o dinheiro poupado em carregamentos será significativo (custo por km é inferior em um terço quando em comparação com um carro a combustão interna). Esta poupança estende-se, ainda, à manutenção, já que os carros elétricos não precisam de mudar o óleo e as revisões são mais espaçadas no tempo.
Por último, os carros elétricos apresentam ainda vantagens no campo da mobilidade, já que não precisam de embraiagem e o sistema de travagem regenerativa vai converter a energia libertada nas travagens para carregar a bateria em andamento, diminuindo o desgaste no sistema de travagem.
Todas estas vantagens são apelativas para qualquer um, mas para comprar um carro elétrico que satisfaça as suas necessidades, é necessário que tenha em conta as dicas que temos para si.
Dicas para comprar carro elétrico
• Tenha em atenção a autonomia oferecida
Na pesquisa que deverá efetuar antes da aquisição do carro elétrico, tenha em consideração a autonomia que cada um deles oferece.
Em média, a autonomia de um carro elétrico ronda os 400 km, mas, como vimos no caso do novo CUPRA Born, essa autonomia pode atingir mais de 500 km, algo importante para quem faz muitos quilómetros por semana.
• Verifique a potência das tomadas de sua casa
Para que o carro elétrico lhe fique ainda mais em conta, os carregamentos devem ser efetuados, sempre que possível, em casa. Contudo, nem todas as habitações oferecem as condições ideais para um carregamento, por isso procure verificar a potência das tomadas de casa e, caso viva num apartamento, qual a forma adotada pelo condomínio para permitir carregamentos elétricos.
Quer viva numa moradia, quer viva num apartamento, pondere comprar uma wallbox, já que é uma solução mais económica e mais cómoda de carregar o seu carro.
Nota: o Estado apoia em 80% a instalação de um posto de carregamento até um custo máximo de 1800 euros em condomínios.
• Verifique a garantia sobre a bateria
A bateria é o assunto que mais preocupa quem pensa em comprar carro elétrico, mas a verdade é que a probabilidade de ter de a trocar ao longo do tempo de vida útil do carro é muito diminuta.
Ainda assim, verifique sempre a garantia oferecida pelo fabricante do carro que tem debaixo de olho. Para ter um termo de comparação, a garantia oferecida pela maioria dos fabricantes é de 8 anos ou 160 mil km.
• Faça um test drive
Melhor do que comparar carros através das páginas online dos diversos fabricantes de carros elétricos presentes em Portugal, é testar o carro na estrada.
Por exemplo, se quiser experimentar a potência, a tecnologia e o conforto que lhe oferece o modelo 100% elétrico da CUPRA, basta marcar um test drive através da página oficial da marca clicando em "Test Drive".
• Candidate-se ao apoio financeiro do Estado
Para além de toda a poupança em combustível e benefícios fiscais de que vai poder usufruir, na altura da compra não se esqueça de se candidatar ao apoio de 4 mil euros oferecido pelo Estado para a aquisição de veículos 100% elétricos.
Para se candidatar a este apoio, deve visitar a página online do Fundo Ambiental, selecionar "Candidaturas" seguido de "Registo" (no caso de ainda não se ter registado na página) ou "Formulários". Depois de preenchido o respetivo formulário, deve submetê-lo dentro dos prazos estipulados por lei e esperar pela notificação com a confirmação do pedido que lhe será enviada por e-mail.
Uma vez validado o pedido, receberá o dinheiro no prazo de 30 dias.