Se está a pensar entrar em grande na mobilidade sustentável com um CUPRA Born 100% elétrico ou com um dos modelos CUPRA híbridos (Leon, Leon Sportstourer ou Formentor), terá obrigatoriamente de obter um cartão de pagamento para poder carregar o seu veículo num posto de carregamento público normal (PCN) ou rápido (PCR).
Ao contrário do que acontece, por exemplo, com um CUPRA Ateca a gasolina, nos postos de carregamento público para carros elétricos, os cartões de débito/crédito, as carteiras digitais ou o dinheiro físico não podem ser utilizados para pagar o carregamento, sendo antes utilizados cartões de carregamento que têm de ser adquiridos num Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME).
Esta necessidade de pagar os carregamentos elétricos públicos entrou em vigor em julho de 2020. Contudo, o custo por carregamento não é fixo e vai depender do comercializador do cartão de carregamento elétrico.
Por isso, para que faça a escolha mais adequada ao consumo do seu CUPRA 100% elétrico ou híbrido plug-in (PHEV), vamos ajudá-lo a descobrir o cartão de carregamento para carros elétricos que melhor o serve.
Qual o cartão de carregamento mais adequado ao consumo do seu carro 100% elétrico ou híbrido plug-in (PHEV)?
Para quem ainda não sabe, o consumo de um carro 100% elétrico será maior do que um híbrido plug-in, já que no segundo caso, será necessário gastar uma menor quantidade de eletricidade para repor os níveis da bateria e é sempre possível utilizar o motor a gasolina para que o carro continue a andar.
Apesar disto, nos dois casos será sempre necessário ter em sua posse um cartão de carregamento elétrico para poder abastecer num posto de carregamento público. Para que tal aconteça, deve aceder ao site de um dos CEME existentes no mercado português e pedir a adesão ao serviço.
Depois de efetuado o registo e submetido o pedido, irá receber o seu cartão de carregamento elétrico em sua casa através do correio. A partir desse momento, passa a poder carregar o seu veículo elétrico num dos mais de 3 mil postos de carregamento público existentes em Portugal que se podem encontrar um pouco por toda a parte, desde estacionamentos a hotéis ou centros comerciais.
Como varia o valor do carregamento?
O montante que terá de pagar por cada carregamento vai depender, como já referimos, do comercializador que escolher, mas também da potência de carregamento que estará disponível.
No caso do comercializador, o valor que pagar pela eletricidade não dependerá do posto de carregamento público, mas terá de ter em atenção as taxas que os operadores de posto de carregamento (OPC) praticam, porque neste campo elas variam de operador para operador.
Dentro desta rubrica das taxas, poderá pagar taxas em função dos kWh e/ou minutos gastos ou do tempo em que o seu automóvel passe ligado ao carregador. A estes valores, há ainda que somar o IEC (Imposto Especial sobre Consumo) e o IVA, só então terá o valor final a pagar.
Cartões de carregamento elétrico disponíveis no mercado português
Antes de lhe apresentarmos os cartões de carregamento de carros elétricos disponíveis em Portugal, para descortinar qual o mais adequado ao seu consumo, vejamos o que nos oferece a gama CUPRA 100% elétrica e híbrida plug-in:
- CUPRA Born: este carro 100% elétrico oferece uma autonomia entre 373 km e 551 km (dependo da motorização) com um consumo de 15,4 a 17,6 KWh/100 km;
- CUPRA Formentor PHEV: consumo elétrico de 14,7 a 16,1 KWh/100km e consumo de combustível combinado de 1,2 a 1,6 l/100 km;
- CUPRA Leon: consumo elétrico de 14,7 a 15,9 KWh/100 km e consumo de combustível combinado de 1,0 a 1,3 l/100 km;
- CUPRA Leon Sportstourer: consumo elétrico de 14,9 a 15,8 KWh/100 km e consumo de combustível combinado de 1,2 a 1,4 l/100 km;
Com isto em mente, importa dizer que, atualmente, existem oito cartões de carregamento elétrico. Vejamos, de seguida, aquilo que cada um deles oferece:
- Bluecharge: a tarifa varia entre os 0,219€/kWh fora de vazio e os 0,1715€/kWh em vazio;
- Miio charge & pay: preço único por tomada e possibilidade de cálculo do preço do carregamento com a app Miio;
- eVaz Energy: plano base que varia entre os 0,215€/KWh fora de vazio e os 0,145€/KWh em vazio;
- FactorENERGIA: tarifas que variam entre os 0,3458€/kW em horas de ponta; os 0,2340€/kW em horas cheias; e os 0,1830€/kW em horas de vazio;
- Prio Electric: tarifas que variam entre os 0,0560€/minuto em vazio (22h-08h) e os 0,0618€/minuto fora de vazio;
- Charge2Go: qualquer que seja o plano escolhido, irá beneficiar de um carregador "Plug and charge" de 3,6 kW com fidelização de 36 meses e um custo mensal adicional de 14,90€;
- EDP Comercial: oferece desconto de 20% nos carregamentos públicos aos seus clientes de eletricidade e gás;
- Galp Electric: os clientes têm direito a 16% de desconto nos postos de carregamento e desconto de 6 cêntimos/litro em veículos híbridos plug-in.
Nota: para poderem carregar em postos de carregamento público, os carros 100% elétricos e híbridos plug-in devem estar devidamente identificados com o dístico de veículo elétrico.
De notar ainda que caso o tempo de carregamento se esgote e o carro continue no lugar de carregamento, irá passar a estar em situação de estacionamento indevido.