Como funciona o carregador elétrico?

Pode carregar o seu veículo elétrico de duas formas: em sua casa ou em locais públicos apropriados. A instalação e utilização do carregador elétrico em casa pode suscitar algumas dúvidas, por essa razão a CUPRA explica-lhe os pontos que deve ter em consideração antes de comprar a sua wallbox.

 

O que precisa para instalar o seu carregador elétrico?

Existem dois equipamentos essenciais para instalar e carregar o seu automóvel elétrico em casa:

  • Tomada monofásica ou trifásica (Corrente alterna)

O tempo de carregamento com uma tomada convencional, industrial ou trifásica depende da potência máxima de carregamento da viatura e da potência contratada. Todos os motores trabalham em corrente alterna. Os carros híbridos Plug-in só podem ser carregados em corrente alterna, ou seja, não carregam em corrente contínua. Pode ligar diretamente o cabo de carregamento do carro às tomadas convencionais, mas o tempo de carregamento será longo.

  • Wallbox

Solução mais eficiente e prática para carregar carros em casa. Utiliza toda a potência disponível de forma normalizada e segura, com o objetivo de diminuir o tempo de carregamento. É compatível com todos os carros elétricos, podendo ser usado em instalação monofásicas ou trifásicas.

 

Instalação de carregadores elétricos: o que ter em conta?

Se vive numa moradia sabe que tem a vida muito facilitada quando falamos na instalação de carregadores elétricos em casa. Quando se vive em apartamentos existem duas opções:

  • Se a sua garagem é individual (as conhecidas boxes) o quadro elétrico está associado ao seu apartamento e desta forma é fácil também realizar o carregamento.
  • Se a garagem do seu prédio é coletiva pode ter algumas complicações, ainda assim, existem diferentes soluções:

- Deve começar por informar a administração do condomínio. A lei é explicita, pode realizar a instalação, no entanto deve avisar, por escrito, 30 dias antes de proceder à mesma.

- Informe-se sobre a capacidade energética da garagem.

- Se é o único condómino que pretende instalar um carregador elétrico, comprometa-se a acertar, mensalmente, os custos associados ao carregamento com o condomínio. Assim previne acusações dos vizinhos pagarem parte da sua mobilidade.

- Em alternativa, já existem soluções para condomínios, como a Moon Wallbox Community, que lhe permite carregar em casa e faturar na empresa.

A wallbox da CUPRA é montada na parede e através da corrente alternada, em modo monofásico ou trifásico, aumenta a velocidade com que a energia é fornecida ao automóvel, diminuindo o tempo de carregamento.

 

O que saber antes de instalar o carregador elétrico doméstico

Alguns pontos importantes a saber para a instalação de carregador de carros elétricos:

  • O adaptador para ligar a tomadas comuns fornecidas com o veículo (10A) é suficiente para proporcionar 100km de autonomia durante a noite.
  • Se optar pela tarifa bi-horária pode obter um custo inferior a 2€/100km. Pode verificar junto do seu operador se existe alguma tarifa mais baixa para carregador de carros elétricos.
  • Para carregadores portáteis e fixos com intensidade superior a 16A o circuito elétrico é delicado e a instalação deve ser feita por profissionais.

 

Carregador de carros elétricos públicos

Os postos de carregamento públicos são úteis para carregar o carro enquanto trabalha, vai às compras ou quando ainda não fez a instalação de carregador doméstico ou Wallbox.

As potências dos carregadores na via pública em corrente alternada têm até 22kW de potência. Estes pontos são adequados para veículos elétricos e híbridos.

Existem também os postos de carregamento rápidos, em corrente contínua com até 50kW (carregamento rápido) ou com mais de 50 kW de potência (carregamento HPC, ultra-rápido). Estes pontos são adequados para veículos elétricos, em situações que não se pode esperar.

Carregar o automóvel elétrico na rua pode ser muito vantajoso a meio de uma viagem longa, por esta razão a instalação de postos de carregamento na via pública tem vindo a aumentar.

Antes de planear uma viagem conheça o mapa de carregadores elétricos e planeie as pausas que pode fazer enquanto o seu veículo carrega.

 

Carregar o automóvel elétrico em casa compensa?

Sim. O carregador elétrico em casa compensa, sobretudo no que diz respeito ao conforto e comodidade para o utilizador, mas também no custo do carregamento.

A autonomia do seu veículo depende da potência da bateria, ainda assim, carregar o carro em casa descomplica o processo de carregamento. O carregador elétrico permite um carregamento contínuo sempre na mesma fonte, maior e melhor gestão de tempo e tem benefícios para uma vida útil e prolongada da bateria. Com uma Wallbox de carregamento instalada em casa, não é preciso esperar pela reserva e podemos sair de casa todos os dias com o carro carregado.

 

Boas práticas de carregamento:

  • Rotinas de carregamento - programar no sistema de infotenimento do seu CUPRA rotinas de carregamento. Estas rotinas estão associadas a uma localização.
  • Evite carregar a 100% a bateria do seu CUPRA. A carga deve estar sempre compreendida entre os 20% e os 80%, diminuindo assim os ciclos de desgaste.
  • Evite as cargas rápidas.
  • Evite as acelerações "a fundo".
  • Utilize as regenerações.
  • A utilização ideal de um híbrido Plug-In é no modo elétrico.

Saiba mais informações acerca do modelo elétrico CUPRA Born e modelo híbrido CUPRA Formentor aqui!