O automobilismo, ou corridas de carros, como é vulgarmente conhecido, é um dos desportos mais populares do mundo, assim como aquele em que o mercado de compra é mais competitivo. Estas corridas começaram praticamente ao mesmo tempo que iam sendo construídos os primeiros carros.
A primeira competição foi organizada em França em 1894, e ficou na história como a primeira competição de carros sem cavalos. Jules-Albert de Dion foi o primeiro vencedor desta corrida de automobilismo e demorou 6 horas e 48 minutos a chegar ao destino, a uma velocidade média de 19km/h.
O Automobilismo e a CUPRA
Nas últimas décadas a tecnologia dos carros de automobilismo evoluiu bastante, passando o seu futuro pelas corridas de carros elétricos. Com este mote, a presença CUPRA com dois modelos distintos assenta em diferentes pilares:
CUPRA Leon e-Racer
O CUPRA e-Racer foi o primeiro carro de turismo 100% elétrico no mundo, apresentado como concept car no Geneva Motorshow em 2018. Com um motor elétrico de 300kW e uma potência contínua de 408cv e atingindo picos de 500 kW, ou seja, 680cv, este automóvel veio revolucionar o automobilismo elétrico.
- Zero emissões. Ser o primeiro carro de competição 100% elétrico.
- Silencioso. O CUPRA Leon e-Racer atinge os 680 CV e atinge 12.000RPM em 1:5,6.
- Performance. Em 3 segundos vai dos 0 aos 100.
- Pode atingir velocidades de até 270km/h.
- Autonomia. 4 motores alimentados por 6.072 baterias.
- Tecnologia avançada. O ecrã tátil permite ao piloto aceder ao monitor e transferir dados relevantes relacionados com o desempenho do carro.
CUPRA Leon Competición
- Tecnologia. Motor 2.0 TSI 340 CV e turbo de alto desempenho no CUPRA Leon Competición.
- Design. Produção de peças com melhor aerodinâmica e menor coeficiente de arrasto nas entradas de ar.
- Performance. Caixa de 6 velocidades sequencial mais rápida. Atinge 265km/h e 410Nm de binário.
- Sistema de travagem. Combinação de discos ventilados e maciços.
Automobilismo: Corridas CUPRA
O legado CUPRA nas competições de automobilismo tem sido bem-sucedido, participando em vários campeonatos em diferentes partes do mundo.
Defendendo a bandeira da mobilidade elétrica, o seu automobilismo passou também a integrar corridas de veículos elétricos: ETCR e Extreme E. Saiba as diferentes corridas de carros elétricos, e não só, onde a CUPRA tem marcado presença ao longo dos últimos anos.
Extreme-E
A Extreme-E é uma competição internacional de carros elétricos nos locais mais remotos do mundo e que, pela primeira vez junta pilotos masculinos e femininos. Realizada em 5 locais: deserto, glaciar, oceano, ártico e floresta tropical, a Extreme-E tem como objetivo consciencializar sobre as mudanças climáticas.
Além do automobilismo, a Extreme-E tem também um projeto, Legacy, que pretende oferecer suporte social e ambiental aos locais onde as corridas são realizadas.
Os carros CUPRA foram os primeiros elétricos a anunciar a participação nesta corrida.
Pure ETCR
Este é um novo campeonato de automobilismo promovido pela Eurosport Events. A CUPRA está presente nesta competição que adota o conceito ETCR, corridas de veículos totalmente elétricos.
Em 2021, a CUPRA venceu esta corrida com o e-Racer, que se tornou o automóvel a vencer o primeiro campeonato do mundo de veículos de turismo 100% elétricos.
WTCR
A WTCR, World Touring Car Cup, é o auge das corridas de carros de turismo. A competição da Taça do Mundo de Automobilismo da FIA é um campeonato internacional de carros de turismo promovido pela Eurosport. A primeira edição foi em 1987 e desde então a corrida adotou vários formatos de prova.
Fontes: CUPRA Official, Razão Automóvel