As vendas de carros híbridos em Portugal têm atingido novos máximos mês após mês. Apesar da clara indicação que os portugueses procuram, cada vez mais, alternativas mais sustentáveis e baratas aos carros a combustão, esta maior aposta em carros híbridos acaba por levantar algumas questões, nomeadamente as que estão relacionadas com a sua manutenção.
Diferenças entre a manutenção de carros híbridos e carros a combustão interna
Os carros híbridos, como os CUPRA Leon e Formentor, fazem manutenção anual ou a cada 15.000 km, enquanto que as viaturas a combustão (diesel ou gasolina) fazem manutenção de dois em dois anos ou a cada 30.000 km.
No entanto, o motor elétrico acaba por fazer uma melhor gestão do consumo de combustível e reduzir acentuadamente a emissão de CO2 face a um carro a combustão.
Mas como é que tudo isto afeta a manutenção de carros híbridos?
Bateria
Em relação à bateria que alimenta o motor elétrico, é importante começarmos por sublinhar que esta apresenta, em média, um tempo de vida útil superior à do próprio carro.
Sistema de travagem regenerativa
Ao contrário do que acontece num carro a combustão, a energia gasta pelo híbrido pode ser recuperada e reintroduzida na bateria através do sistema de travagem regenerativa.
Na prática, este sistema converte a energia cinética libertada nas travagens em eletricidade para assim alimentar a bateria do carro em andamento.
Para além de ajudar a reduzir o número de carregamentos, este sistema acaba por diminuir o desgaste sobre os componentes dos travões, uma vez que a travagem ou desaceleração da viatura é feita através do motor.
Dicas para a prolongar a vida útil do seu carro híbrido
Para diminuir o aparecimento de problemas e aumentar a vida útil do seu carro híbrido, procure tomar nota destas dicas:
Cumpra com o calendário de manutenções
Cumpra sempre o calendário de manutenções regulares definidas pelo fabricante do carro, mesmo que este esteja a funcionar em pleno.
Quanto à manutenção em si, procure fazê-la sempre nas oficinas da marca, uma vez que os seus técnicos especializados serão as pessoas mais competentes para o serviço.
Procure que a carga da bateria esteja sempre entre 20% e 80%
De modo a manter o bom funcionamento da bateria, é importante que nunca deixe a carga da bateria descer abaixo de 20% ou ser carregada acima dos 80%.
Faça uma condução defensiva
Para além de garantir a sua segurança e dos ocupantes do carro, conduzir de forma defensiva vai ajudá-lo a prolongar a vida útil dos componentes do carro híbrido.